quarta-feira, 27 de abril de 2011

Quanto mais colorido melhor!

As frutas, verduras e legumes são boas fontes de fibras e possuem nutrientes indispensáveis para a nossa saúde! No almoço e no jantar seu prato deverá conter no mínimo 4 cores! 

Confira os benefícios de uma alimentação colorida: 


Alimentos Verdes: Brócolis, Alface, Couve, Abacate, Uva Verde..
São ricos em clorofila, que é desintoxicante. Possuem Vitamina
E, um antioxidante que atua protegendo a membrana celular, ajudando a retardar o envelhecimento. Ricos em Cálcio, Ferro e Fósforo que são indispensáveis para a boa saúde de ossos, músculos e dentes. Contém também ácido fólico, que ajuda na formação dos glóbulos vermelhos e é indispensável na gestação.
Alimentos Vermelhos: Tomate, Pimentão, Pimenta, Frutas Vermelhas...
 São boas fontes de licopeno, pigmento com ação antioxidante, fundamental para a próstata. Possuem Vitamina A, que é importante para a saúde da pele, olhos, dentes, cabelos e ossos. Esta Vitamina ajuda no crescimento e aumenta a resistência de infecções em crianças.

Alimentos Amarelo-Alaranjados: Mamão, Cenoura, Abacaxi, Abóbora... 
O caroteno, o responsável pela cor destes alimentos, é um potente antioxidante e ajuda na prevenção do câncer. A Vitamina C que possuem previne hemorragias, auxilia na absorção de ferro presente nos alimentos vegetais, mantêm a integridade da pele e mucosas e auxilia na cicatrização, além de fortalecer o sistema imunológico. 

Alimentos Roxos: Uva, Repolho Roxo, Azeitonas... 
Contém Vitaminas do Complexo B e Vitamina C. As Vitaminas do Complexo B possuem diversas funções no metabolismo, podendo atuar na formação dos glóbulos vermelhos do sangue, na integridade das células nervosas e da pele, e na geração de energia pelo organismo. A Vitamina C possui inúmeras funções protetoras. 

Alimentos Marrons: Castanhas, Nozes, Avelãs, Amendoim.... 

Fontes de Zinco, Magnésio e Selênio. O Zinco participa do metabolismo dos nutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) e também está envolvido na função de defesa do organismo. O Magnésio está envolvido na formação de ossos e dentes, no funcionamento do sistema nervoso e muscular, O Selênio atua ajudando enzimas antioxidantes. As frutas oleaginosas são boas fontes de ácidos graxos essenciais e de Vitamina E um potente antioxidante.

Alimentos Brancos: Cebola, Alho, Cogumelo... 

Ricos em Vitaminas do Complexo B e Flavonóides. As Vitaminas do complexo B atuam em diversas reações fundamentais do nosso organismo, sendo muito importantes para a produção de energia. Embora não sejam considerados Vitaminas, os Flavonóides possuem várias funções nutricionais, atuam como antioxidantes, e alguns têm propriedades antiinflamatórias.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Páscoa em versão light:

O feriadão está chegando e as preparações para comemorar a Páscoa, também. Garanto que você já está decidindo o que vai fazer de almoço na Sexta-feira Santa e no domingo. Bom, mas será que você já pensou na forma como vai comer suas refeições? Me refiro ao cuidado, que é muito importante, com o seu corpo.
Aqui vão algumas dicas de como você pode manter o cuidado consigo durante a Páscoa:


● Antes de comer os pratos à base de peixes e frutos do mar, coma muita salada crua, no mínimo quatro tipos e cores diferentes.
● À noite, procure manter os esquemas dos sanduíches, que podem variar com o que sobrou do almoço. Desfie peixes ou frutos do mar, misture com iogurte desnatado e faça um delicioso patê para colocar em sua salada ou cobrir pães.
● Procure não comer mais do que 50g de chocolate ao dia.
● Coloque chocolate picado no freezer e ao comê-lo tente chupá-lo como se fosse uma bala. Ajuda a saciar mais rápido.
 Sempre coma antes do chocolate pedaços de maçã ou pêra. Essas frutas ajudam a diminuir a absorção da gordura pelo organismo (pectina).
● Procure, nessa semana, fazer atividades físicas com mais freqüência. Isso acelera mais o metabolismo.
● Procure não comer chocolate todos os dias, pois esse hábito pode viciar o paladar e exigir mais e mais chocolate.


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Compulsividade pelo açúcar





Desejo de consumir qualquer tipo de alimento refinado (açúcar, doces, pães, massas e chocolates). Algumas vezes nós fazemos uma conexão dessa vontade com o cansaço no fim do dia, já que normalmente ela se manifesta no fim da tarde. Mas, na verdade, essa compulsão pode estar relacionada ao fato do nível de açúcar no sangue estar constantemente desequilibrado, o que chamamos de efeito gangorra. 
Então, aquela vontade absurda de comer um "docinho" no fim da tarde pode ter como causa a falta de algumas substâncias importantes para o seu organismo:
Cromo     -     Manganês     -     Magnésio

Os cereais integrais, as verduras frescas e as frutas são alimentos que fornecem grande parte das substâncias mais importantes para o seu corpo, inclua eles na sua alimentação.
Como opções para sua vontade de doce no fim da tarde experimente o inhame, a batata doce e a abóbora que são excelentes fontes de carboidratos. Eles ajudam a conter a vontade de ingerir doces e não elevam o nível de açúcar no sangue como fazem os alimentos industrializados, doces e refinados.


Procure experimentar e escolha as opções que lhe apeteçam e façam valer a troca de açúcar, doces, pães, massas e chocolates por cereais integrais, frutas, inhame, batata doce e abóbora. 


quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Cabala da Comida

A Cabala da Comida do rabino Nilton Bonder


 O rabino Nilton Bonder escreveu há 20 anos esse livro. No qual desenvolve e argumenta sobre o tópico de que se alimentar não é simplesmente uma questão de comer para nos mantermos vivos. Que nós, seres humanos, precisamos nutrir não só o corpo de forma saudável, mas o emocional para nos sentirmos bem e felizes, o intelectual que traz conhecimento e então nos ajuda a fazer melhores escolhas e o espiritual. Os quatro eixos de equilíbrio da vida.

Toda semana colocaremos um trecho da Cabala da Comida.

Certa vez, um acrobata veio até Krasny e anunciou que iria atravessar o rio se equilibrando sobre uma corda estendida de uma margem à outra. O Rabino ficou eletrizado olhando a performance. Seus amigos repararam em sua profunda concentração e introspecção e indagaram que elemento no que estava vendo atraía tanto sua atenção e o havia mergulhado em pensamentos. O rabino respondeu:
            “Eu estava aqui pensando sobre a tranqüilidade com que o acrobata submete sua vida a tamanho perigo. Você talvez diga que ele o faz pelo dinheiro que, com certeza, a multidão de admiradores vai lhe jogar. Mas isso não é verdade, pois, se ele pensar nisto, certamente acabará caindo na água. Todo o seu pensamento deve estar concentrado apenas em uma única idéia: a de manter o equilíbrio, impedindo que seu corpo se incline, a espessura de um fio de cabelo que seja, para um dos lados. Sua segurança depende de sua determinação em manter-se ereto, sem pensar na recompensa. Pois é desta maneira que os seres humanos deveriam atravessar a estreita corda da vida”.

            Embora, na realidade, o acrobata espere ganhar dinheiro e seja esta sua aparente recompensa, se, por um instante, se desviar do verdadeiro trabalho, que é o de concentrar-se em seu caminho e fazer todas as microcorreções de equilíbrio no percurso, ele cai. Usar uma balança como um medidor de fracasso ou sucesso em nosso recebimento é não compreender que tanto o peso quanto a gordura são efeitos colaterais de um mau recebimento e de uma não-aceitação de nossos corpos. A diminuição de peso é apenas uma “recompensa” – concentrar-se nela pode significar perder o equilíbrio e cair na água!
         O conceito magro/gordo não permite que atravessemos equilibrados de uma margem à outra. Acabamos titubeando a cada passo da corda-bamba, ainda assim certos de que estamos nos cuidando e controlando, quando nos importamos mais com a água e a altura do que com o passo dado. Nenhuma balança pode nos dizer se estamos leves ou pesados, a não ser a interna.
         O outro lado é o que nos distrai do passo, toma forma de balança e aponta um caminho que não é caminho.
A Cabala da Comida – Nilton Bonder

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dia Mundial da Atividade Física


 
Hoje é o Dia Mundial da Atividade Física e, cá entre nós, atividade física é saúde. 30 minutos do seu dia dedicados à pratica de algum exercício físico e uma alimentação balanceada são ótimos aliado no cuidado com seu corpo e vão lhe render uma boa relação com a balança. Colocar o corpo em movimento, afasta um dos piores vilões da boa saúde: o sedentarismo.


O que você vai fazer para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física ?
  Que tal começar aquela tão prometida caminhada hoje, no Dia Mundial da Atividade Física.
Claro, não vá sair correndo uma maratona. A gente vai mudando os hábitos aos poucos. Atividades físicas podem incluir exercícios estruturados como caminhar, correr, praticar basquetebol ou outros esportes. Você também pode incluir atividades cotidianas como afazeres domésticos, trabalhos no jardim ou caminhar com o cachorro. Escolha uma combinação de atividades estruturadas e cotidianas que encaixem no seu horário. por exemplo:
Vá a pé pra casa depois do trabalho.
Troque o elevador por escadas. 
Passeie com seu cachorro (o dog agradece!). 
Estacione o carro um pouco mais longe para que possa fazer uma caminhada até seu local de destino.
Ande mais a pé… (tem gente que para ir a padaria da esquina pega o carro…)
Faça algumas tarefas domésticas, como varrer, uma faxina simples.
Dançe.
Desça do ônibus um ou dois pontos antes do seu local de trabalho ou de casa.
Pratique algum esporte.

Atividade física ajuda a controlar seu peso ao utilizar as calorias em excesso que de outra forma seriam armazenadas como gordura. A maioria dos alimentos que você ingere contém calorias, e tudo que você faz utiliza calorias, incluindo dormir, respirar e digerir a comida. Equilibrar as calorias que você ingere com as que usa através da atividade física lhe ajudará a atingir e manter um peso saudável.

Com todos esses benefícios, que a atividade física traz, o que você está esperando pra descer as escadas e dar uma volta no parque? 
(Claro, suba de escadas depois.)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Rótulos - Na hora das compras.

Quando você vai ao supermercado qual o seu critério para a escolha de um produto?
                                  O mais crocante.           O mais fofinho. 
                                           O que tem o melhor preço. 
                                  Escolho pela embalagem mais bonita.
Bom, tratando de alimentação saudável e de cuidados com o seu corpo, você precisa olhar além de uma embalagem bonita. Na verdade, olhe mesmo atrás do pacote do seu produto, no rótulo, e utilize estas dicas para cuidar de quem você vai ser hoje, amanhã  e daqui a dez anos. Porque uma vida saudável a gente faz todos os dias, a cada escolha. 
Um alimento pode ser considerado saudável se: 

Contém baixo teor de gordura total e gordura saturada;
600mg ou menos de sódio se for um prato principal e 480mg por porção se for um prato individual.
E deve conter no mínimo 10% do valor diário de vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro, fibra ou proteína.

O que cuidar quando comprar:

Cereais:  Preferir sempre os integrais como o arroz integral.
                 Escolher sempre os com maior quantidade de fibra por porção
                 Cuidar para a quantidade de açúcar não ultrapassar 6g/porção e 
                 a gordura 2g/ porção.
Pães:      Sempre com farinha de trigo integral e 2 a 3g de fibra por porção.
Bolachas: Gordura 1 a 2g por porção
                  Preferir as integrais com 1 a 2g de fibra por porção.
Queijos:   Preferir aqueles com menos de 5g de gordura por porção. 


Então, vá com calma e tempo ao supermercado. Lembre-se, também, de não ir com fome às compras, para que a sua vontade de comer não interfira na sua decisão de saúde.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Rótulos - Como utilizar as informações


Dando continuidade ao assunto dos Rótulos de alimentos que você consome na sua rotina diária, relacionamos algumas informações que podem ajudar no cuidado com a sua alimentação. Utilize estas dicas à favor da sua saúde! Afinal, estar bem com o seu corpo também é qualidade de vida.

Alimentos com baixo teor de:
Gordura: 3 gramas ou menos por porção
Gordura saturada: 1 grama ou menos por porção
Sódio: 140mg ou menos por porção 
           Muito baixo: 35mg ou menos por porção
Colesterol: 20mg ou menos e 2g ou menos de gordura saturada por porção
Calorias: 40 kcal ou menos por porção

Carne magra: em 100g
Gordura: menos de 10g
Gordura saturada: no máximo 4,5g
Colesterol: no máximo 95mg

Carne extra magra: em 100g
Gordura: menos de 5g
Gordura saturada: no máximo 2g
Colesterol: no máximo 95mg

“Boa fonte de”  significa que:
 o alimento deve conter de 10 a 19% do valor diário total do nutriente.
“Excelente fonte” 
significa que:

o alimento deve conter
 20% ou mais do valor diário desse nutriente.