segunda-feira, 16 de maio de 2011

Os melhores temperos

 


Cheiro-verde: composto por salsa e cebolinha. Utiliza-os no preparo de partos ou na decoração de pratos prontos.



Coentro: planta com odor forte (marcante), com sementes de sabor adocicado. Folhas: utilizadas nos pratos à base de carne brancas e vermelhas, frutos do mar, sopas, ensopados, moquecas, refogados, molhos, ovos e legumes.


Curry: esse tempero é resultante de uma mistura de ervas e especiarias. Sua cor amarelo-ouro é proporcionada pela adição da cúrcuma. Utilizado do preparo de arroz, ovos, sopas, peixes, carnes, aves, legumes e em molhos. Sugestão: arroz integral com curry fica maravilhoso.
 

Hortelã: erva perfumada e aromática muito usada no preparo de chás, assados, grelhados. Sugestão: carne moída refogada com hortelã.  

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Os melhores temperos

 Alho: esse é o tempero mais importante de uma cozinha saudável. Para facilitar o trabalho do dia-a-dia, amasse os dentes de alho com um pouco de sal marinho e guarde num pote na geladeira. Para maior praticidade use o alho desidratado. Uma dica importante: coloque os dentes de alho inteiros e descascados nos vidros com óleos vegetais (no azeite para tempero de saladas e no óleo para cozinhar)

Açafrão ou cúrcuma: seu sabor é amargo e seu aroma é bastante forte. Confere uma coloração amarelada aos alimentos. Devido a seu sabor amargo e cor muito intensa, o açafrão deve ser usado em pequena quantidade. Sugestão de uso: no arroz, em risotos e no tempero de frangos.


Alecrim: usado para aromatizar vinagre e azeite e para temperar carnes brancas e legumes. Os ramos podem ser utilizados inteiros 


Alho poró: tanto o bulbo quanto as folhas são comestíveis. Por causa do seu sabor suave, é usado em fatias finas, em ensopados, e cru, em saladas. Pode ser usado em substituição à cebola, porém ele possui sabores mais refinados, sutis e adocicados. É ideal para os molhos à base de cogumelo fresco, saladas, sopas e caldos de peixe. Não cozinhe demais, pois adquire textura semelhante a de mingau.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dicas



O cuidado com a alimentação para a perda de peso não dura uma semana, nem um mês, mas a vida toda. O emagrecimento acontece devagar, sem trauma nos tecidos (flacidez e estrias). A reeducação alimentar exige: comprometimento, disciplina, motivação, calma e persistência.


O objetivo da dieta é a reeducação alimentar e não somente perda de peso, transformando a alimentação em algo sadio e prazeroso.     


Não reprima suas emoções. Grite quando estiver com raiva e chore quando estiver triste. Assim, não desconta na comida e não prejudica sua saúde.


Lembrar sempre que a provação intensifica o desejo alimentar. Nada é proibido, mas tudo é quantificado.      


Se sua sensibilidade apontar para um chocolate? Tudo bem, vá em frente. Mas lembre-se: saborear “um” chocolate é muito diferente de atacar uma caixa inteira de chocolates.  
                                             
Pesar-se apenas uma vez por semana ou de 15 em 15 dias para não aumentar angústias desnecessárias, lembrando-se que no período pré-menstrual o peso pode aumentar em até 4kg e a prática de musculação aumenta a massa muscular, e conseqüentemente o peso.

Dicas

Atenção aos alimentos diet: mesmo os diet engordam; é que sua composição inclui a gordura, além de vários conservantes. Diminua a freqüência e a quantidade de uso para educar o seu paladar, diminuindo assim, aos poucos, a necessidade por doces.

Compulsão de comer: Não apenas por fome ingerimos alimentos. O ato de comer está relacionado a uma infinidade de sensações que fogem do âmbito estritamente metabólico ou racional: comemos porque queremos festejar ou comemorar algo bom, quando estamos inseguros, angustiados e, muitas vezes devido a modificações hormonais. É importante diferenciar a compulsão de comer da sensação de fome, para saber lidar melhor e de forma adequada com ambas.

A compulsão se caracteriza pelo “não pensar”, só ação impensada. 

Adotar um padrão alimentar que evite a fome, para evitar descontrole e compulsão. Evitar ingerir açúcar e doces de rotina, uma vez que, a sacarose provoca um aumento rápido do açúcar sangüíneo (glicemia) e imediatamente após provoca uma hipoglicemia de rebote, obrigando a comer mais açúcar.

Evite o estilo de vida sedentário e tenha o hábito de fazer exercícios. Além da caminhada, os exercícios bons para perder peso são natação, corrida, bicicleta, problemas articulares, de ligamentos ou tendões.
  
Não saia falando para todos que está modificando seus hábitos alimentares. Sempre aparece alguém para criticar ou insistir para que você coma algo. Seja comprometido com você e não com os outros.


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dicas para perda de peso

       Ao longo dessa semana iremos postar dicas para perda de peso
Por que você ganha peso?
1º- você está ingerindo energia a mais do que seu corpo precisa para funcionar (= muita ingestão de alimentos).
2º -você está deixando de gastar calorias extras que o seu corpo armazena (= pouca atividade física).

Evite o estilo de vida sedentário e tenha o hábito de fazer exercícios. Além da caminhada, os exercícios bons para perder peso são natação, corrida e bicicleta.

Realize 3 refeições completas de boa qualidade: (desjejum, almoço e jantar) e uma ou duas merendas (meio da manhã e tarde ou horário de maior sensação de fome). Quanto mais fracionada a dieta, menor o número de calorias absorvidas. O tempo entre uma refeição e outra não deve ser menor do que duas horas nem maior do que quatro. Lembre-se: quanto mais colorido o prato melhor!

Evite sentar à mesa com muita fome.

Uma sugestão é não colocar as travessas de comida na mesa pras refeições. Vá para a mesa com o prato servido.


água: seu uso é de grande importância para o organismo. Ela ajuda na desintoxicação, na formação do bolo fecal, no funcionamento renal e numa adequada sudorese (suor). Consumir em torno de 2,5 litros/dia. Procure ingeri-la em intervalos regulares, e não junto com as refeições, para impedir a dilatação do estômago.
Dica para aumentar o consumo de água: ingerir um copo de 200ml 30 minutos antes de cada refeição. Se fizer seis refeições ao dia, você estará ingerindo 1,2 litros ao dia.