quarta-feira, 27 de abril de 2011

Quanto mais colorido melhor!

As frutas, verduras e legumes são boas fontes de fibras e possuem nutrientes indispensáveis para a nossa saúde! No almoço e no jantar seu prato deverá conter no mínimo 4 cores! 

Confira os benefícios de uma alimentação colorida: 


Alimentos Verdes: Brócolis, Alface, Couve, Abacate, Uva Verde..
São ricos em clorofila, que é desintoxicante. Possuem Vitamina
E, um antioxidante que atua protegendo a membrana celular, ajudando a retardar o envelhecimento. Ricos em Cálcio, Ferro e Fósforo que são indispensáveis para a boa saúde de ossos, músculos e dentes. Contém também ácido fólico, que ajuda na formação dos glóbulos vermelhos e é indispensável na gestação.
Alimentos Vermelhos: Tomate, Pimentão, Pimenta, Frutas Vermelhas...
 São boas fontes de licopeno, pigmento com ação antioxidante, fundamental para a próstata. Possuem Vitamina A, que é importante para a saúde da pele, olhos, dentes, cabelos e ossos. Esta Vitamina ajuda no crescimento e aumenta a resistência de infecções em crianças.

Alimentos Amarelo-Alaranjados: Mamão, Cenoura, Abacaxi, Abóbora... 
O caroteno, o responsável pela cor destes alimentos, é um potente antioxidante e ajuda na prevenção do câncer. A Vitamina C que possuem previne hemorragias, auxilia na absorção de ferro presente nos alimentos vegetais, mantêm a integridade da pele e mucosas e auxilia na cicatrização, além de fortalecer o sistema imunológico. 

Alimentos Roxos: Uva, Repolho Roxo, Azeitonas... 
Contém Vitaminas do Complexo B e Vitamina C. As Vitaminas do Complexo B possuem diversas funções no metabolismo, podendo atuar na formação dos glóbulos vermelhos do sangue, na integridade das células nervosas e da pele, e na geração de energia pelo organismo. A Vitamina C possui inúmeras funções protetoras. 

Alimentos Marrons: Castanhas, Nozes, Avelãs, Amendoim.... 

Fontes de Zinco, Magnésio e Selênio. O Zinco participa do metabolismo dos nutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) e também está envolvido na função de defesa do organismo. O Magnésio está envolvido na formação de ossos e dentes, no funcionamento do sistema nervoso e muscular, O Selênio atua ajudando enzimas antioxidantes. As frutas oleaginosas são boas fontes de ácidos graxos essenciais e de Vitamina E um potente antioxidante.

Alimentos Brancos: Cebola, Alho, Cogumelo... 

Ricos em Vitaminas do Complexo B e Flavonóides. As Vitaminas do complexo B atuam em diversas reações fundamentais do nosso organismo, sendo muito importantes para a produção de energia. Embora não sejam considerados Vitaminas, os Flavonóides possuem várias funções nutricionais, atuam como antioxidantes, e alguns têm propriedades antiinflamatórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário