quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Cabala da Comida

A Cabala da Comida do rabino Nilton Bonder


 O rabino Nilton Bonder escreveu há 20 anos esse livro. No qual desenvolve e argumenta sobre o tópico de que se alimentar não é simplesmente uma questão de comer para nos mantermos vivos. Que nós, seres humanos, precisamos nutrir não só o corpo de forma saudável, mas o emocional para nos sentirmos bem e felizes, o intelectual que traz conhecimento e então nos ajuda a fazer melhores escolhas e o espiritual. Os quatro eixos de equilíbrio da vida.

Toda semana colocaremos um trecho da Cabala da Comida.

Certa vez, um acrobata veio até Krasny e anunciou que iria atravessar o rio se equilibrando sobre uma corda estendida de uma margem à outra. O Rabino ficou eletrizado olhando a performance. Seus amigos repararam em sua profunda concentração e introspecção e indagaram que elemento no que estava vendo atraía tanto sua atenção e o havia mergulhado em pensamentos. O rabino respondeu:
            “Eu estava aqui pensando sobre a tranqüilidade com que o acrobata submete sua vida a tamanho perigo. Você talvez diga que ele o faz pelo dinheiro que, com certeza, a multidão de admiradores vai lhe jogar. Mas isso não é verdade, pois, se ele pensar nisto, certamente acabará caindo na água. Todo o seu pensamento deve estar concentrado apenas em uma única idéia: a de manter o equilíbrio, impedindo que seu corpo se incline, a espessura de um fio de cabelo que seja, para um dos lados. Sua segurança depende de sua determinação em manter-se ereto, sem pensar na recompensa. Pois é desta maneira que os seres humanos deveriam atravessar a estreita corda da vida”.

            Embora, na realidade, o acrobata espere ganhar dinheiro e seja esta sua aparente recompensa, se, por um instante, se desviar do verdadeiro trabalho, que é o de concentrar-se em seu caminho e fazer todas as microcorreções de equilíbrio no percurso, ele cai. Usar uma balança como um medidor de fracasso ou sucesso em nosso recebimento é não compreender que tanto o peso quanto a gordura são efeitos colaterais de um mau recebimento e de uma não-aceitação de nossos corpos. A diminuição de peso é apenas uma “recompensa” – concentrar-se nela pode significar perder o equilíbrio e cair na água!
         O conceito magro/gordo não permite que atravessemos equilibrados de uma margem à outra. Acabamos titubeando a cada passo da corda-bamba, ainda assim certos de que estamos nos cuidando e controlando, quando nos importamos mais com a água e a altura do que com o passo dado. Nenhuma balança pode nos dizer se estamos leves ou pesados, a não ser a interna.
         O outro lado é o que nos distrai do passo, toma forma de balança e aponta um caminho que não é caminho.
A Cabala da Comida – Nilton Bonder

Nenhum comentário:

Postar um comentário