sexta-feira, 13 de maio de 2011

Os melhores temperos

 Alho: esse é o tempero mais importante de uma cozinha saudável. Para facilitar o trabalho do dia-a-dia, amasse os dentes de alho com um pouco de sal marinho e guarde num pote na geladeira. Para maior praticidade use o alho desidratado. Uma dica importante: coloque os dentes de alho inteiros e descascados nos vidros com óleos vegetais (no azeite para tempero de saladas e no óleo para cozinhar)

Açafrão ou cúrcuma: seu sabor é amargo e seu aroma é bastante forte. Confere uma coloração amarelada aos alimentos. Devido a seu sabor amargo e cor muito intensa, o açafrão deve ser usado em pequena quantidade. Sugestão de uso: no arroz, em risotos e no tempero de frangos.


Alecrim: usado para aromatizar vinagre e azeite e para temperar carnes brancas e legumes. Os ramos podem ser utilizados inteiros 


Alho poró: tanto o bulbo quanto as folhas são comestíveis. Por causa do seu sabor suave, é usado em fatias finas, em ensopados, e cru, em saladas. Pode ser usado em substituição à cebola, porém ele possui sabores mais refinados, sutis e adocicados. É ideal para os molhos à base de cogumelo fresco, saladas, sopas e caldos de peixe. Não cozinhe demais, pois adquire textura semelhante a de mingau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário