Separamos 12 deliciosas receitas de sanduíche.
Confira lá no Blogue de Receitas.
Alho: esse é o tempero mais importante de uma cozinha saudável. Para facilitar o trabalho do dia-a-dia, amasse os dentes de alho com um pouco de sal marinho e guarde num pote na geladeira. Para maior praticidade use o alho desidratado. Uma dica importante: coloque os dentes de alho inteiros e descascados nos vidros com óleos vegetais (no azeite para tempero de saladas e no óleo para cozinhar)
Açafrão ou cúrcuma: seu sabor é amargo e seu aroma é bastante forte. Confere uma coloração amarelada aos alimentos. Devido a seu sabor amargo e cor muito intensa, o açafrão deve ser usado em pequena quantidade. Sugestão de uso: no arroz, em risotos e no tempero de frangos.
Alho poró: tanto o bulbo quanto as folhas são comestíveis. Por causa do seu sabor suave, é usado em fatias finas, em ensopados, e cru, em saladas. Pode ser usado em substituição à cebola, porém ele possui sabores mais refinados, sutis e adocicados. É ideal para os molhos à base de cogumelo fresco, saladas, sopas e caldos de peixe. Não cozinhe demais, pois adquire textura semelhante a de mingau.
Compulsão de comer: Não apenas por fome ingerimos alimentos. O ato de comer está relacionado a uma infinidade de sensações que fogem do âmbito estritamente metabólico ou racional: comemos porque queremos festejar ou comemorar algo bom, quando estamos inseguros, angustiados e, muitas vezes devido a modificações hormonais. É importante diferenciar a compulsão de comer da sensação de fome, para saber lidar melhor e de forma adequada com ambas.
Evite o estilo de vida sedentário e tenha o hábito de fazer exercícios. Além da caminhada, os exercícios bons para perder peso são natação, corrida, bicicleta, problemas articulares, de ligamentos ou tendões.
água: seu uso é de grande importância para o organismo. Ela ajuda na desintoxicação, na formação do bolo fecal, no funcionamento renal e numa adequada sudorese (suor). Consumir em torno de 2,5 litros/dia. Procure ingeri-la em intervalos regulares, e não junto com as refeições, para impedir a dilatação do estômago.
São ricos em clorofila, que é desintoxicante. Possuem Vitamina
O caroteno, o responsável pela cor destes alimentos, é um potente antioxidante e ajuda na prevenção do câncer. A Vitamina C que possuem previne hemorragias, auxilia na absorção de ferro presente nos alimentos vegetais, mantêm a integridade da pele e mucosas e auxilia na cicatrização, além de fortalecer o sistema imunológico.
Contém Vitaminas do Complexo B e Vitamina C. As Vitaminas do Complexo B possuem diversas funções no metabolismo, podendo atuar na formação dos glóbulos vermelhos do sangue, na integridade das células nervosas e da pele, e na geração de energia pelo organismo. A Vitamina C possui inúmeras funções protetoras.
Fontes de Zinco, Magnésio e Selênio. O Zinco participa do metabolismo dos nutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) e também está envolvido na função de defesa do organismo. O Magnésio está envolvido na formação de ossos e dentes, no funcionamento do sistema nervoso e muscular, O Selênio atua ajudando enzimas antioxidantes. As frutas oleaginosas são boas fontes de ácidos graxos essenciais e de Vitamina E um potente antioxidante.
Ricos em Vitaminas do Complexo B e Flavonóides. As Vitaminas do complexo B atuam em diversas reações fundamentais do nosso organismo, sendo muito importantes para a produção de energia. Embora não sejam considerados Vitaminas, os Flavonóides possuem várias funções nutricionais, atuam como antioxidantes, e alguns têm propriedades antiinflamatórias.
● À noite, procure manter os esquemas dos sanduíches, que podem variar com o que sobrou do almoço. Desfie peixes ou frutos do mar, misture com iogurte desnatado e faça um delicioso patê para colocar em sua salada ou cobrir pães.
● Sempre coma antes do chocolate pedaços de maçã ou pêra. Essas frutas ajudam a diminuir a absorção da gordura pelo organismo (pectina).
● Procure, nessa semana, fazer atividades físicas com mais freqüência. Isso acelera mais o metabolismo.
Atividade física ajuda a controlar seu peso ao utilizar as calorias em excesso que de outra forma seriam armazenadas como gordura. A maioria dos alimentos que você ingere contém calorias, e tudo que você faz utiliza calorias, incluindo dormir, respirar e digerir a comida. Equilibrar as calorias que você ingere com as que usa através da atividade física lhe ajudará a atingir e manter um peso saudável.